Em um movimento que está sendo recebido como um verdadeiro "tapa na cara" pelos moradores do Agreste e Sertão de Alagoas, a concessionária Conasa Águas do Sertão anunciou um novo e significativo reajuste nas tarifas de água e esgoto. A medida, autorizada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), entra em vigor a partir de 8 de dezembro de 2025 .
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) homologou o reajuste tarifário anual da Conasa Águas do Sertão S.A. para o ciclo 2025/2026, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. O reajuste atinge todos os municípios do Alto Sertão alagoano: Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Piranhas, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Olho D’Água do Casado.
O reajuste tarifário aprovado é de 7,124%, percentual calculado conforme previsto no Contrato de Concessão, que leva em conta os principais custos operacionais da concessionária. Com a recomposição inflacionária, o valor do metro cúbico na primeira faixa de consumo residencial (de 0 a 10 m³) passará de R$ 6,89 para R$ 7,39 na maior parte dos municípios atendidos. As novas cobranças seguem o prazo de 30 dias de antecedência determinado pela legislação federal.

Além dos municípios do Alto Sertão, outras cidades atendidas pela concessionária estão incluídas: Água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Feira Grande, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jaramataia, Junqueiro, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
A ARSAL determinou ainda que a concessionária comunique os usuários sobre a atualização tarifária. Os avisos devem ser divulgados em jornal de grande circulação, no site institucional, nas faturas e em outros meios que garantam ampla publicidade.
Silvanio Rocha com Agências


